Uma aula sobre História Latina com John Leguizamo

Nós vivemos na era da informação, onde nunca na história da humanidade se produziu tanto conteúdo. Seja ele educativo ou apenas para entretenimento. Alguns dizem também que vivemos a pós-verdade, onde nossas emoções são controladas para criar narrativas a favor de quem conta. Por isso é importante nunca esquecer da origem dos fatos e de nossas histórias. E é justamente sobre isso o novo especial da Netflix: John Leguizamo – América Latina para Imbecis.

John Leguizamo – América Latina para Imbecis

Este é um especial de comédia stand-up diferente da maioria. Pois tem muitas referências históricas sobre a América Latina. Sendo uma verdadeira aula sobre como distorceram e esconderam diversos fatos importantes sobre a colonização.

Com uma hora e meia de duração (eu sei, também achei muito no começo, mas vale o tempo investido), John Leguizamo (atuou em Moulin Rouge: Amor em Vermelho, Duro de Matar 2, O Peste, Spawn, entre outros) nos mostra como é a linha do tempo Latina desde os Maias e Astecas até a era Pitbull (o cantor, não o cachorro). E paralelo a isso, também conta como ele tentou ajudar o filho a lidar com a escola. Lhe mostrando os heróis que os livros de história não mencionam.

John Leguizamo, senhoras e senhores
John Leguizamo, senhoras e senhores

Aprender e se divertir

Ele se utiliza de diversos fatos históricos e culturais para suas piadas. Então prepare-se para vê-lo dançar, atuar e lecionar sobre fatos esquecidos no tempo. E até aprender sobre a cultura latina em alguns momentos. Pois a cada minuto que passa ele nos dá uma mistura de alívio cômico com informação de maneira excelente. Sempre destacando que os diversos livros escolares mostram apenas um lado da história, o que acaba sendo bastante tendencioso e acaba colocando os colonizadores como heróis e descobridores sendo que a realidade não foi bem essa.

Como disse no começo, já faz algum tempo que temos acesso a diversos tipos de documentos históricos. Mas há pouco conteúdo sendo feito explorando esse tipo de pesquisa, onde o produto final nos entretém e informa simultaneamente. Existem formatos para a TV como o Greg News aqui no Brasil e o Last Week Tonight with John Oliver nos EUA ambos pela HBO. Mas eles são focados em atualidades. E ter esse tipo de comédia apontando erros históricos e mostrando que os latinos são muito mais do que o típico estereótipo americano de jardineiro ou pedreiro é essencial para que preconceitos xenofóbicos diminuam com o tempo.

Se você procura uma comédia sensacional e fora do comum, John Leguizamo – América Latina para Imbecis é o tipo de conteúdo que faz jus a frase “esse valeu a assinatura do mês”.

Doug Souza

Viajei até o limbo para fugir do barulho, mas voltei assim que descobri que lá não tem Banda larga.

Matérias Relacionadas

Close