Lendas Curitibanas, de Luciana do Rocio

Quando as histórias pulam, de boca em boca e de tempos em tempos, igual Saci Pererê preparando traquinagem, estamos acompanhando a formação do folclore local, inúmeras lendas e contos que vão formando aos pouquinhos a nossa cultura. Se por um lado alguns personagens vão compor as salas de aulas, outros ganham menos destaque mas não menos importância, motivando reflexões naqueles que compreendem os causos e dramas dessas histórias, responsáveis pela construção e crescimento cultural de cada região.
Não estamos no melhor período para histórias,a cultura americana se enraíza cada dia mais e existe um certo entusiasmo para o sobrenatural que foge desses registros históricos clássicos. Em meio a historiadores e escritores, eis que topo com o livro Lendas Curitibanas, da Luciana do Rocio, obra que pretende resgatar as lendas urbanas do Paraná e permitir um aprofundamento histórico da região.
Dentre as histórias você confere:
- Lenda Da Leiteira Do Jardim Centauro
- Lenda Da Santinha Da Rua Da Caveira E O Maníaco Da Bicicleta
- Lendas Do Bairro Juvevê
- Lenda Da Espanhola Do Bairro Cabral De Curitiba
Com material herdado do avô somado a longas conversas em meio as ruas das cidades que preenchem Curitiba, o resgate vem pelas mãos de uma verdadeira artista, que registra causos e sentimentos importantes na composição histórica nacional.
Com 98 páginas, o livro da repentista, bailarina folclórica e pesquisadora de causos é uma coletânea de textos para quem deseja conhecer mais sobre a região e seus mistérios.
Para elaborar os textos, vou atrás de qualquer indício, sempre buscando harmonizar as tradições orais, informais, com as fontes históricas. Foram centenas de depoimentos, especialmente dos idosos. – Luciana do Rocio Mallon
Você encontra mais sobre o livro nesse link.