Filmes

Ser ou não ser um Touro, Ferdinando?

Estamos em um período onde as pessoas despertaram uma consciência diferente sobre as touradas, ninguém quer ver nenhum animal sofrendo para promover entretenimento. Talvez daqui, longe da Espanha, seja difícil compreender os motivos que levam os toureiros a fazerem o que fazem. Existe ainda, uma camada de proteção mental que meio que impele a maioria de pensar nas condições que os animais passam para fazerem o que fazem. Em O Touro Ferdinando você não vai desmitificar o mundo das lendárias touradas espanholas, apesar disso, o tema é o centro das atenções, mas dessa vez você vai se ver do outro lado, o do Ferdinando, de uma maneira mais simplória, menos sofrida, mas ainda assim interessante.

Ferdinando nasceu em um rancho de touros onde desde pequeno não se identifica muito com as brigas e confrontos que existem por ali. Ele prefere na verdade a natureza e a paz, sentimento que não durará muito tempo se depender do mundo a sua volta. Quando seu pai recebe o chamado do destino, explica que somos aquilo que nascemos para ser, tentando deixar uma mensagem que Ferdinando terá dificuldades em aceitar.

Então, de supetão, nosso protagonista parte rumo ao desconhecido, na esperança de encontrar algo melhor do que as dúvidas que cobrem seu coração com a ausência do pai e suas diferenças entre os seus semelhantes. Por sorte, ele cai nas mãos de uma família fazendeira e consegue realizar seu sonho de viver em um mundo longe da violência e mais próximo da natureza. Ferdinando cresce e agora está feliz nessa nova família.

Mas como diria seu próprio pai, Ferdinando é um touro e não pode fugir do destino dos touros. Empolgado com o festival da cidade ele acaba sendo capturado e retornando para sua fazenda de origem, ficando afastado de sua nova família e reencontrando antigos companheiros, que terão que ser conquistados um a um, para partir numa aventura diferente de todas as outras.

No topo, o inimigo pode ser o próprio sistema: ou virar churrasco ou lutar na arena. Nessa, está ele! El Primero, o adversário que todo touro gostaria de enfrentar e o antagonista que Ferdinando terá que encarar se quiser por um fim ao sofrimento de seus amigos e voltar para sua família.

A história é apenas o Pano Vermelho. O OLLLÉÉ fica mesmo por conta das músicas, das cores e animações, que vão entreter bem aqueles que gostam do estilo. A animação tem as mãos do diretor brasileiro Carlos Saldanha (de A Era do Gelo e Rio), que traz mais uma atração rica em detalhes.

O Touro Ferdinando

O Touro Ferdinando é uma animação agitada, colorida e cheia de diversão. Trepida quando faltam brigas para o que propõe. Vacila quando o que acabou se tornando não comove o suficiente. As crianças vão adorar, os adultos nem tanto.

Tags
Mostrar Mais

Luan Bião

Analista de informações e especialista em tecnologia, ficou tanto tempo preso no laboratório que tornou sua memória volátil, por sorte, nanorobôs mantém os registros de suas experiências direto na nuvem e o resultado filosófico você confere aqui no Vitamina Nerd.

Matérias Relacionadas

Close