25 de Maio dia da Toalha

“Não entre em pânico e leve uma toalha”

dia da toalha
25 de maio é o mundialmente conhecido como Dia da Toalha, um feriado internacional em homenagem à memória do falecido autor Douglas Adams. Nós do Vitamina Nerd não nos esquecemos de nossa toalhas, e vocês? Bom, vamos explicar porque é tão importante sua toalha:
“Uma toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de
emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.
Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.”
– Douglas Adams, O Guia do Mochileiro das Galáxias

A citação acima foi retirada do livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias” que na história literária, o protagonista Arthur Dent descobre que um de seus melhores amigos, Ford Prefect, é um extra-terrestre, e também que a Terra está prestes a ser invadida por uma raça alienígena conhecida como os Vogons. A partir daí, o jovem precisa viajar o espaço em busca de respostas para evitar a destruição do planeta.

A grande questão é que, para realizar essas viagens, Arthur precisa usar uma… toalha (Adams dedicou uma parte inteira de sua obra só para falar da importância do objeto, dizendo que “a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar”). Apesar de parecer estranho, não demorou para que o tema se tornasse um símbolo nerd.

Mas a toalha não é a única representação para a data. Outra comemoração neste mesmo dia é que, em 25 de maio de 1977, era lançado nas salas de cinema o filme Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança.

Independente do que for comemorar na data, estamos comemorando um modo de vida nerd (lutar com cabos de vassoura ou imitar a voz de Darth Vader no ventilador… Quem nunca?). Então reservamos nerdicamente esse dia tão especial para nós.

Parabéns nerds, parabéns para todos nós.

Felipe Erick
Co-fundador do site, conciliando as coisas entre caos e a ordem, fui ao limite de outra dimensão nos reinos do terror, porém voltei porque tenho que terminar de fazer o TCC, tenho tanta coisa pra dizer aqui... oi ?

Tags dos Artigos