O que é mastodonte.me?

Vamos descentralizar a rede…

mastodonMarca

Estava chegando ao trabalho hoje quando observei duas notificações no meu celular que me chamaram a atenção, uma era de um produto que tinha comentado interesse a poucos momentos atrás e a outra era uma informação sobre um local que passei durante o trajeto.

Não é segredo para ninguém que durante o nosso dia a dia diversos sistemas estão interligados, principalmente ao smartphone, para oferecer o que é conhecido como “tracking”, um recurso que utiliza parâmetros de deslocamento, leituras de ações e a ligação a redes sociais para oferecer, com os melhores algoritmos possíveis, meios para saber o que você faz, por onde passa, o que deseja e até mesmo qual comportamento costuma ter. Se por um lado inúmeros benefícios surgem dessa tecnologia, por outro e principalmente na prática, essas ferramentas são utilizadas para tentar antecipar qual a melhor forma de te empurrar um produto.

E se você esteve atento nos últimos anos percebeu que a maioria dos espaços de comunicação social ficaram cheios de anúncios, até aí, uma relação de troca das ferramentas ditas “gratuitas”. A preocupação aqui não gira em torno da poluição visual ou sobre os condicionamentos de consumo que esses elementos geram, o que me preocupa e deveria preocupar você é até onde nossa segurança e privacidade sobre a entrada de dados encontra-se segura.

Fazer uma postagem na rede social falando da festa é uma coisa, ter sua localização disponível informando o contrário é outra. Escada para revisão de segurança de muitos, invasão de privacidade para outros. Tudo isso emergido a casos autônomos, dispositivos ioT e cada vez mais sinergia entre os serviços, que preocupam, uma vez que sempre levantam a dúvida de até onde as informações coletadas por essas redes podem influenciar uma nação, como o que ocorrido na última eleição dos Estados Unidos.

Eu sei disso, você também sabe e pelo mundo todo cientistas de dados tem trabalhado para resolver esses problemas, que migram da esfera digital para a mundo real e representando o Brasil nessa ideia hoje vamos conhecer o Mastodon.

Mastodon.me é um servidor de rede social grátis, e open-source. Uma alternativa descentralizada ás plataformas comerciais, que evita o risco de uma única empresa monopolizar a sua comunicação. Escolha um servidor que você confie — e são muitos – e você poderá interagir com todo o resto.

Qualquer um pode ter uma instância Mastodon e assim participar na rede social federada sem problemas. Respondendo a pergunta do titulo a mastodonte.me é um instância brasileira.

Nas colunas disponibilizadas na ferramenta, você pode publicar imagens, mudar suas configurações de privacidade e adicionar botões de avisos na parte inferior. Com os recursos aos quais já estamos acostumados, a rede não deixa nada de fora e utiliza de hashtags para busca de temas e buscas dentro da rede e fora dela para localizar pessoas.

Além de tudo, você ainda pode acessar a página do GitHub e reportar bugs, pedir novos recursos e contribuir, tornando a coisa muito mais interessante não é? De início a rede pode parecer complicada mas, o que no começo não parece? Acesse mastodon.me crie seu login e me encontre por lá, vou ter o maior prazer de dividir do open-source com você.

Tadashi Suto
... pensei bastante e ainda não consegui criar uma boa biografia, mas ninguém lê o que escrevo aqui, caso você que chegou até aqui quer saber mais acesse as redes com os links abaixo, ou deixe seu comentário.

Tags dos Artigos