Ataque dos Zumbis – Um verdadeiro caos no escritório
Não sou fã de sustos, mas não me preocupei quando a direção me convidou para assistir Ataque dos Zumbis. Não que eu tenha me tornado algum cientista especialista em reanimação, mas as últimas produções diminuíram o medo que as criaturas causavam, resultado da introdução do caráter cômico visto em filmes como Zumbilândia e Como Sobreviver a um Ataque Zumbi. Até na aclamada série The Walking Dead há quem diga que o maiores vilões são os humanos e não serei eu a discordar.
Curiosamente, assisti aos primeiros minutos do filme achando que o título estava errado. O longa, que foi lançado em 2018 com o título de Office Uprising, mostra um escritório, e nosso protagonista Desmond (Brenton Thwaites de Piratas do Caribe, Deuses do Egito, Malévola…) sobrevivendo por alguns anos no mundo corporativo. São os atrasos de segunda, o crachá de entrada sempre esquecido e o chefe sempre cobrando relatórios.
E mais recentemente? Uma fusão vai provocar a demissão de alguns funcionários e todos querem saber quem será o próximo. Até eu queria saber! No meio desse enigma (que vamos descobrir ser pouco relevante na trama), vamos conhecendo um pouco mais sobre a Ammotech, a fabricante de armas que Desmond trabalha ou melhor dizendo, enrola.
Ataque dos Zumbis
Numa jogada divertida partimos nessa jornada para aprender como se esquivar de toda e qualquer possibilidade de trabalho e, permita-me lhe dizer: o cara é bom! Usa o tempo livre na empresa para desenvolver um jogo e ele faz isso há 3 anos! Faltava pouco para lançar, e eu estava ansioso para ver a reviravolta que Desmond teria na sua vida, quando me lembrei que o filme é de zumbi.
Algo acontece na empresa e as pessoas começam a ter comportamentos estranhos, inclusive Samantha (Jane Levy de A Morte do Demônio, O Homem nas Trevas…) a moça pela qual nosso protagonista parece (parece?) estar apaixonado. Ele pode fugir, mas é claro que ele escolhe tentar salvá-la.
Para ajudá-lo a subir os andares que irão levá-lo à Direção da empresa, onde encontrará respostas, ele consegue a ajuda de dois amigos: Mourad (Karan Soni de Deadpool, A Última Ressaca do Ano…) e Lentworth (Kurt Fuller de Meia-noite em Paris, Tratamento de Choque…). Juntos eles terão que enfrentar os departamentos de Contabilidade, Marketing e Vendas que, enlouquecidos, transformaram o prédio em um verdadeiro banho de sangue.
Mais ação
Nesse momento, o filme deixa de tentar convencer com piadas e começa a oferecer, com velocidade, um conjunto de sequências e combates bem construídos entre os personagens, cada qual com sua personalidade, tentando evitar a morte a qualquer custo. São movimentos crescentes e violentos, que despertam aquela dúvida: esse era aquele rapaz do escritório que eu acabei de assistir?
Há um certo exagero quando o vilão Adam Nusbaum (Zachary Levi de Shazam!, Chuck, Thor) surge e, ao longo da trama, você vai preferir as cenas onde ele não está incluso, mas ora, vilão é pra dar medo não é?
Como filme de comédia, faltam risadas para o filme de ação. Como filme de ação, faltam desafios para o filme comédia. Lin Oeding era responsável pelos movimentos de O Protetor, A Origem e Batman: O Cavaleiro das Trevas, então ele sabe como fazer acrobacias em uma cena, mas misturá-las com o humor talvez tenha sido um pouco arriscado. Na lista de mais de 130 filmes no qual ele participou, não havia muito humor e, como diria o Douglas Euclides no seu início do stand-up: quem faz humor precisa estudar muito e mesmo assim, não é para qualquer um.
Ataque dos Zumbis superou minhas expectativas. Garanto que o esquema da prancheta de Desmond funciona e estou na expectativa para ver como o diretor Oeding vai levar a próxima temporada da série Cobra Kai que agora está nas suas mãos. O filme está disponível nas plataformas de streaming: AppleTV, NOW, YouTube, Vivo Play e Sky Play.