Guia de Operários – Um começo para o seu império

Este guia está em construção e constante evolução. Encontrou algum erro ou tem alguma dica? Clique aqui ou utilize os comentários no final.

Operários ou Trabalhadores são os NPCs contratados pelo jogador que permitirão acesso a coleta ou fabricação de recursos. Para acesso aos Operários o jogador poderá clicar no ícone da picareta disponível no Menu Inferior do Mapa (M) ou clicar sobre o mesmo ícone no Menu Flutuante. Ao clicar, o jogador poderá ver então uma lista de seus operários. Se você não tiver nenhum, talvez seja hora de conseguir um. Este é o nosso Guia de Operários!

Guia de operários

Nas principais cidades há um NPC de Operários que pode ser encontrado na Lupa (Procurar NPC). Nele você usará 5 de energia para roletar uma entre as três raças disponíveis: Gigantes, alta stamina e carga; Humanos, média stamina e raridade; e Goblins, pouca stamina e velocidade. Cada operário possui uma raridade, assim seguindo a ordem de Cinza > Verde > Azul > Amarelo > Laranja e você poderá evoluí-lo a cada dez níveis.

Aprenda a fazer Cerveja para seus Operários

Há uma famosa meta de jogo que fala sobre “Construir um Império de Trabalhadores”. Ou seja, maximizar uma grande quantidade de Operários e distribuí-los para coletar e fabricar recursos de forma a fazer milhões por dia sem esforço. Dessa forma, é necessário observar e entender a funcionalidade dos itens e seus valores no mercado, procurar o item no mapa do jogo e passar a investir em um operário para aquele node. Com o decorrer do tempo e evolução do operário, uma maior quantidade desse item será obtida e as coisas começam a melhorar, levando você então a novos investimentos e descobertas.

Se você está interessado, vai querer saber mais sobre os detalhes de cada elemento do operário, o maior responsável pelos seus lucros. Preparamos então algumas informações para ajudá-los neste guia de operários:

Guia de Operários: Raças

Três raças estão disponíveis no Gerente de Operários disponível nas principais cidades do jogo: Gigantes, Humanos e Goblins. Cada uma dessas raças possui atributos diferentes que vão influenciar na quantidade, velocidade e tipo de item que você coletará dos nodes ao enviá-los para trabalhar. Essas diferenças são exibidas de acordo com os status exibidos na descrição do operário. Em média, um Operário nível 30 Artesão,  terá mais ou menos os seguintes atributos:

  • Velocidade de Trabalho (velocidade de tarefa)
    Humanos: 85~105
    Gigantes:  88~92
    Goblins: 142~152
  • Ponto de Ação (quantidade de tarefas)
    Humanos: 23
    Gigantes: 35
    Goblins: 15
  • Sorte (chance de coletar itens raros)
    Humanos: 21~23
    Gigantes: 10~11
    Goblins: 10~11
  • Velocidade de Movimento (velocidade de viagem)
    Humanos: 4.40~4.55
    Gigantes: 3.59~3.72
    Goblins: 7~11

Falta incluir Fadus e Treant

Raridades

Ao falar com o Gerente de Operários você terá a chance de conseguir operários de diferentes raridades:

Normal (Cinza)
Básico (Verde)
Hábil (Azul)
Profissional (Amarelo)

Guia de Operários

O de nível Artesão (Laranja) eu não consegui pegar no NPC, então não sei confirmar se há chance. Para atingir esse nível você poderá, a cada 10 níveis, ter a chance de evoluir seu operário. Se acaso houver sucesso, ele passa para o próximo nível de raridade. Então, como há possibilidade dele reprovar nos testes, sempre tente iniciar com personagens de amarelo. Nas tentativas que fiz consegui pegar 2x usando energia em torno de 205~350, lembrando que a chance de obter operários de raridades maiores é RNG então boa sorte!

Iniciando com operários azuis você terá até 3x de evoluí-lo, sendo necessário pelo menos 2 aprovações para que ele chegue no nível laranja, de artesão.

Habilidades

Simples: Velocidade de Trabalho
Sup. de Trabalho: Velocidade de Trabalho
Ligeiro: Velocidade de Movimento
Conhecimento Geral: Velocidade de Trabalho na Refinaria/Especialidades
Asa: Velocidade de Movimento Padrão
Afortunado: Sorte

Ferramentas: Velocidade de Forjar Ferramentas
Oficina: Velocidade de Forjar Arma/Armadura
Econômico: Chance de Recuperar % de 1 Material durante a Criação
Cerco: Velocidade de Forjar Canhão/Arma de Cerco
Móveis: Velocidade de Forjar Móveis
Polimento: Velocidade de Trabalho no Ourives

Montaria: Velocidade de Forjar Navio/Vagão/Engrenagem de Cavalo
Emp. de Legumes: Produção +X quando produz Caixa de Grão/Legumes/Frutas
Operário Inato: Velocidade de Trabalho +X, Velocidade de Movimento +X%
Forja de Cerco: Produção +X quando cria uma Arma de Cerco
Forja de Armas: Produção +X quando cria uma arma
Habilidoso: Velocidade de Movimento +X% quando sobe de nível

Trajes: Velocidade de Forjar Trajes +X
Treino d’Posteriores: Velocidade de Movimento +X% quando sobe de nível
Fazenda: Velocidade de trabalho na base +X
Emp. de Minérios: Produção +X quando produz Caixa de Minérios
Base Exclusiva: Velocidade de Trabalho na Base Exclusiva +X

Utilizando as funções

Grande parte da funcionalidade das habilidades e raças dos seus operários está relacionada a quantidade de tempo online que você terá no jogo. Como os operários precisam ser alimentados e a estratégia de coleta em nodes envolve tempo, deixar goblins coletando madeira para você enquanto dorme pode não ser uma boa opção. Com uma velocidade de movimento/trabalho alto e uma baixa quantidade de pontos de ação, os goblins encerrariam os trabalhos rapidamente e ficariam parados, aguardando você alimentá-los novamente.

“Certo, então vou pegar tudo gigante!”

Calma lá! Enviar gigantes para coletar certos materiais fará com que a quantidade de itens seja reduzida. Como o tempo de movimento e trabalho dos gigantes tende a ser mais lento, usá-los em determinados nodes pode não ser uma boa. Imagine que você fique online 1~3 horas por dia e que durante esse período você precise coletar um item para um determinado craft, enviar goblins e alimentá-los de tempos em tempos, enquanto grinda/processa/pesca/quests. Isso fará com que você acumule uma quantidade de itens rapidamente.

“Tá, então os humanos são o meio termo?”

Mais ou menos. Para os humanos, além do equilíbrio foi aumentado o valor do atributo de sorte, fazendo com que em Nodes que possuam mais de 1 item essa raça tenha mais chance de obter a partir do 3º item da lista.

“Queeeeeeeeeeeee?”

Se você clicar em Mina de Ferro Abandonada, node do território de Mediah, verá que há uma opção de Mineração que permite que três itens possam ser obtidos: Minério de Ferro, Pó de Escuridão e Cristal Negro Bruto. Assim o humano terá mais chance de obter o cristal.

Guia de operários

Ao buscarmos outro node no mesmo território, Local de Escavação das Ruínas Antigas (Escavação é liberado falando com o gerente do node), veremos que é possível obter: Fragmento Desbotado de Golem, Decoração de Elmo, Traço da Terra e Traço de Caos. Assim, o humano terá mais chance de obter esses dois últimos.

Guia de operários

Aqui você deve estar pegando o esquema. Assim, para os Nodes que você precisa coletar os itens raros: humanos. Para os nodes que você decidiu coletar afk ou para a fazenda (garantia de coleta): usar gigantes trará bons recursos a longo prazo. Só que se você não desloga ou está com pressa, os goblins devem ser seus favoritos. Esteja atento também pois usar goblins para a fabricação de itens fará com que os produtos sejam fabricados mais rapidamente.

Alimentando os Trabalhadores

Para alimentar seus trabalhadores você pode abrir o Inventário (I) e clicar com o direito sobre a Cerveja ou Carne de Pássaro Grelhada. Uma janela com seus Operários será aberta e então é possível alimentá-los individualmente ou alimentar todos clicando sobre o botão Alimentar.

Guia de Operários

É possível acessar a janela de Operários pelo menu flutuante (Ícone da Picareta) e também pelo menu inferior da tela do Mapa (M).

Lembre-se de alimentá-los de tempos e tempos e de clicar em Repetir para caso algum deles tenha esgotado a stamina, o que interrompe a atividade. Assim eles podem voltar a coletar/fabricar coisas para você.

Aprenda a fazer Carne de Pássaro Grelhada para seus Operários

Black Desert Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar