Kardec – A história por trás do nome
Baseado no best seller de Marcel Souto Maior, e com direção de Wagner de Assis (Nosso Lar, A Menina Índigo), Kardec conta a história do codificador do Espiritismo, o educador francês Hypolite Leon Denizard Rivail (Leonardo Medeiros), reconhecido mais tarde como Allan Kardec.
O filme mostra a drástica mudança na vida de Leon. Ele, que era professor há mais de 30 anos, acaba tendo que abandonar seu legado acadêmico por conta da pressão e influência da Igreja Católica nas escolas de Paris. Ao mesmo tempo, a cidade está uma loucura por conta de mesas flutuantes que aparecem em shows, enganando o público. As mesas são retratadas como a presença de espíritos, o que é uma grande mentira. Já em ambientes sérios, a doutrina kardecista começa a tomar forma e seres de luz se comunicam através de médiuns.
Allan Kardec
Leon se mostra um grande cético, e não sede fácil ao que muitos ao seu redor acreditam e iniciam estudos. Portanto, somente após sentir a presença, ter objetos movidos sem nenhuma força humana, e ver crianças realmente psicografando, Leon decide aceitar seu destino e iniciar as pesquisas sobre o tal desconhecido.
A trama mostra, além dos primeiros passos do espiritismo, a caça às bruxas que esse movimento trouxe. Assim, com a Igreja Católica como fé maior, uma verdadeira caçada aos que acreditavam nessa nova doutrina começou. Em uma cena bastante marcante, as irmãs que são médiuns e ajudam a escrever “O livro dos espíritos”, Julie (Letícia Braga) e Caroline (Julia Svacinna) são cercadas na escola e chamadas de bruxas por outras crianças.
Leia aqui sobre o filme Mormaço
De uma forma muito interessante e nem um pouco tendenciosa, o longa mostra a história da codificação da doutrina espírita, feita por Leon. Certamente, com o apoio de sua esposa Amélie-Gabrielle Boudet (Sandra Corveloni). Gabi, como Leon a chamava, também era professora. Uma mulher forte, de opinião, e muito companheira do esposo. O longa mostra essa força feminina marcante com muita consistência, pois além de Gabi, existem outras personagens muito fortes e notáveis. Assim como Madame Plainemaison (Guida Vianna), uma médium importantíssima para o desenvolvimento e psicografia de Allan Kardec.
Com elenco escolhido a dedo, o filme conta com atores ótimos, como Leonardo Medeiros. Ele faz o papel brilhante e impecável de Leon, conhecido posteriormente como Allan Kardec. Segundo o próprio Leonardo, a experiência fez com que ele sentisse que Kardec estivesse ali, no set de filmagem. Além dele, o filme também conta com a gloriosa Sandra Corveloni, premiada em Cannes, que dá vida à Gabi, esposa da Leon. No elenco estão também Guilherme Piva, Genézio de Barros, Guida Vianna, Dalton Vigh, Julia Konrad, entre outros.
Com cenas e imagens vibrantes, Kardec tem uma fotografia incrível, com cenários e sonoplastia que nos remetem diretamente ao século XIX. Além disso, é claro que há a bela paisagem de Paris. Kardec é um filme espírita para não espíritas, que estreia dia 16 de maio nos cinemas.