Livro-jogo, o que é, o que come e onde encontrar

Um lugar onde você é o herói

Livro jogo? O que é um livro jogo?

Essa é uma pergunta muito antiga, facilmente encontrada em fóruns ou comunidades de livros e RPG. Este gênero de livro (livro-jogo) surgiu por volta de 1960-1970 e virou uma febre no lançamento de O Feiticeiro da Montanha de Fogo, que foi o primeiro da série Aventuras Fantásticas lançado no Brasil pelas editoras Marques Saraiva e, posteriormente, pela Jâmbo Editora.

Capa do Livro-jogo O feiticeiro da Montanha de fogo
Capa do Livro O feiticeiro da Montanha de fogo

Os livros-jogos são aventuras em livros para se jogar sozinho, diferentemente do RPG, que necessita de um grupo de pessoas. Os livros permitem viver aventuras através de escolhas. As histórias estão prontas, porém cada escolha sua pode levar tanto para a morte do seu personagem quanto para o final da aventura.

A sua desvantagem é que, embora você possa realizar diversas escolhas durante a aventura, o que acontece já está definido no jogo. Em uma aventura de RPG você pode simplesmente decidir o que quer fazer, mas no livro-jogo essa opção não existe, obrigando você a realizar algumas escolhas que lhe são disponibilizadas.

Como funciona

Durante uma aventura em um livro-jogo, o problema lhe é apresentado logo no início. Ele lhe apresenta o mundo em que isso irá ocorrer e quem é o protagonista. O livro possui diversas regras, geralmente necessitando de dados comuns de 6 lados. Já outros livros-jogos nem precisam de dados ou fichas de personagem.

Durante a leitura, o livro irá lhe apresentar algumas opções de escolha, como por exemplo:

“Você está bem protegido contra o frio implacável, seu maior inimigo nas Montanhas Uivantes. Com a cabeça baixa e os braços cruzados, você enfrenta o vento cortante e os flocos de neve que o ameaçam por todos os lados. Você dá a volta na grande rocha e caminha até chegar a uma árvore anciã, larga como uma torre de gelo que se perde entre as nuvens baixas.

Gravado com ranhuras no caule congelado, na altura de seus olhos, você observa uma inscrição sobre duas setas que apontam para lados opostos, mas não compreende a linguagem registrada no dialeto dos esquimós que habitam as Uivantes. Certamente, o escrito identifica os caminhos indicados pelas setas, mas você terá de escolher na sorte. Se quiser seguir para o oeste, vá para 48. Se quiser seguir para o leste, vá para 308.”

Trecho retirado do livro: O Senhor das Sombras.

Livro-jogo O Senhor das Sombras
Livro O Senhor das Sombras

É muito comum você terminar a aventura ou o livro sem realizar todas as opções disponíveis nele, sendo assim você pode jogar diversas vezes realizando outras escolhas durante a aventura.

Onde encontrar?

Durante alguns anos os livros jogos se tornaram peças raras de colecionadores. Dessa forma, você também poderia encontrar em uma biblioteca ou em um sebo. A coleção Aventuras Fantásticas chegou a lançar cerca de 35 títulos, e alguns anos mais tarde tornou-se a editora britânica de Dungeons & Dragons.

Devido o crescimento de jogos digitais, a cultura dos livros-jogos foi se perdendo. Pela facilidade de se ter diversos jogos digitais, os livros jogos foram esquecidos durante um tempo, poucas editoras se arriscavam a lançar novos livros-jogos, já que a procura não era tanta.

Hoje, devido ao acesso fácil que temos à internet, encontrar um livro-jogo ou até um PDF de um livro-jogo é muito mais fácil. Sites famosos como a Amazon ou o Drivethrurpg deixaram a pesquisa por por eles muito mais simples.

E livros-jogos brasileiros, não tem?

Após diversas pesquisas na Internet encontrei alguns escritores que fizeram sucesso durante a febre dos livros-jogos. Nessas pesquisas acabei encontrando e conhecendo um escritor que produz esse conteúdo até hoje.

Seu nome é Athos Beuren, escritor e também integrante da Academia Literária do Vale do Rio dos Sinos. Athos já possui cerca de 10 títulos lançados e seu primeiro livro foi lançado quando ele tinha apenas 10 anos de idade. O livro Viver ou Morrer, recebeu o Prêmio Açorianos de literatura.

Athos Beuren
Athos Beuren

Para mim, o livro de maior qualidade e o que me desafia mais é O Senhor das Sombras, lançado pela Jambô Editora. O livro é ambientado no universo de Tormenta, lar de séries em quadrinhos, romances, e do RPG mais jogado do Brasil, que recentemente alcançou o financiamento coletivo perto dos 2 milhões com o Tormenta 20.

Vale a pena?

Sim, esses livros valem muito a pena! Se você não consegue juntar amigos para jogar RPG ou algum outro tipo de jogo com alguma interação social, ou também, se você quer entender como funciona um livro-jogo, eu digo que vale muito a pena. Você consegue exercitar sua mente e imaginar mundos fantásticos e novos, podendo fazer isso em qualquer lugar, no ônibus, naquela viagem chata de avião, ou esperando alguém chegar.

Indico a saga das Aventuras Fantásticas e os livros publicados por editoras brasileira voltadas para jogos.

Tags

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar