O Ódio Que Você Semeia, emocionante e triste

Adaptação cinematográfica do livro de Angie Thomas

Em O Ódio Que Você Semeia, Estrella Carter (Amandla Stenberg) é uma adolescente negra. Ela se divide entre a vida em um bairro tipicamente negro, e os estudos em uma escola de classe alta. Onde, a saber, a maioria dos alunos é branca. Um dia, voltando de uma festa com seu amigo de infância Khalil (Algee Smith), eles são parados por um policial. Este, sem pensar duas vezes, faz com que Khalil desça do carro e no meio da confusão, atira no rapaz. Khalil estava somente segurando uma escova de cabelo.

Estrella se torna então, a única testemunha do assassinato de Khalil. Ela se predispõe a depor sobre os acontecimentos, mesmo sofrendo ameaças.

O Ódio Que Você Semeia é baseado no livro de mesmo nome, de Angie Thomas.

Amandla Stenberg em cena do filme
Amandla Stenberg em cena do filme

Starr

O Ódio Que Você Semeia tem como protagonista Estrella, uma menina de 16 anos que foi ensinada pelo pai (Russell Hornsby) ainda criança, que caso ela fosse parada por algum policial, ela deveria fazer o que a polícia mandasse e não demonstrar resistência. Ela também estuda em uma escola de classe média/alta, fora de seu bairro. Isso porque os pais desejam que ela e seus irmãos (Lamar Johnson e TJ Wright) tenham mais oportunidades do que eles mesmos tiveram.

Estrella já é por si só uma personagem interessante, que sai do estereótipo que sempre acompanha personagens negros em produções audiovisuais. Mas ela tem ainda mais contornos. A garota divide sua vida entre a Estrella do seu bairro e a Estrella da sua escola.

Ainda no começo do filme, ela nos fala sobre algumas diferenças que vê entre ela e seus colegas de escola. Como por exemplo, o fato dela sempre ir extremamente arrumada para escola, evitar falar palavrões e evitar expressar sua raiva. Tudo isso para não ser considerada, nas suas próprias palavras, muito “gueto” ou “favela”. Enquanto isso, seus colegas brancos se portam exatamente da maneira contrária.

Estrella e suas amigas de escola
Estrella e suas amigas de escola

Outro filme com a mesma temática: Ponto Cego

Seu namorado, Chris (KJ Apa) é um garoto branco, e ela sente que eles recebem olhares em todos os lugares que vão. Ela também não se sente confortável em apresentar Chris para a sua família.

Estrella se martiriza por não poder ser ela mesma na escola, mas também não sente que pertence ao seu bairro. Ela se sente perdida entre os dois mundos. Mas nem por isso, e nem por todo o preconceito que ela enfrenta diariamente, ela se sente inferior ou menos orgulhosa por ser negra.

Dois mundos distintos

Quando O Ódio que Você Semeia nos apresenta a escola onde Estrella estuda e o bairro onde ela mora, percebemos rapidamente que vamos acompanhar dois mundos completamente diferentes. Seja nas festas que Estrella frequenta nos dois lugares, seja no dia a dia. O bairro de Estrella é repleto de violência, enquanto na escola, ela vive uma vida idílica de adolescente americana.

Estrella e seu amigo de infância, Khalil
Estrella e seu amigo de infância, Khalil

Quando nós ficamos conhecendo os problemas de Chris, que se resumem a se perguntar por que Estrella não quer passar mais tempo com ele, compreendemos o quão ridículo isso soa perto da pressão e preconceito que Estrella e os outros personagens negros do filme, enfrentam todos os dias.

O filme faz um ótimo trabalho em demonstrar a diferença que existe no tratamento entre uma pessoa negra e entre uma pessoa branca. Seja em coisas muito sérias como a violência policial ou a desconfiança de pessoas na rua, seja em coisas mais simples, como o policiamento que a própria Estrella se impõe.

Racismo

O tema central de O Ódio que Você Semeia é o racismo, mas o filme não fala apenas de um tipo de racismo. Ele fala, por exemplo, do racismo internalizado, que está presente em muitas pessoas, inclusive em pessoas negras. O tio de Estrella, Carlos (Common), que é policial, diz que se estivesse no lugar do policial que atirou em Khalil, provavelmente faria o mesmo. Mas que se ele estivesse em um bairro de classe média e se no lugar de Khalil estivesse um homem branco de terno, ele provavelmente pediria para o homem levantar os braços.

Hailey (Sabrina Carpenter), uma das amigas de colégio de Estrella não se considera racista, mas diz que Khalil era um homem perigoso, mesmo tendo só uma escova de cabelo nas mãos. Nem o homem negro e pobre, nem a garota branca e rica percebem o quanto o racismo está dentro deles.

Estrella se sente dividida entre seu bairro e sua escola
Estrella se sente dividida entre seu bairro e sua escola

Uma ameaça constante

O filme também fala do racismo institucionalizado. Khalil não era uma ameaça, pois não tinha nenhuma arma na mão. Mas a cor da sua pele era uma ameaça para o policial. O simples fato de Khalil estar dirigindo durante a noite já fazia dele um elemento perigoso, mesmo que ele estivesse apenas voltando de uma festa com uma amiga. E isso acontece apenas porque ele é um garoto negro. Como Maverick, o pai de Estrella diz: “o sistema é contra nós”.

Essa violência desmedida que se joga em direção a pessoas como Khalil e Estrella vai virando uma grande bola de neve, que só gera cada vez mais violência. Estrella passa de uma adolescente alegre para uma menina rancorosa. Afinal, ela viu um de seus melhores amigos ser assassinado na sua frente, sem nenhuma razão aparente, além de preconceito.

A família de Estrella
A família de Estrella

A inspiração

O livro, que foi lançando em fevereiro de 2017, bem no auge dos protestos Black Lives Matter, foi escrito logo depois que a autora soube da morte de Oscar Gant, pelas mãos da polícia americana, em 2009 e retrata muito bem uma situação que de fato acontece.

Nesse sentido, o longa é extremamente realista, afinal, o que vemos no filme é algo que vemos o tempo todo na vida real.

O elenco de O Ódio Que Você Semeia

O filme conta com um elenco bem grande. Entre eles estão KJ Apa (de Riverdale), Issa Rae (de Insecure), Regina Hall (da série Todo Mundo em Pânico), Dominique Fishback (de The Deuce) e Anthony Mackie (de Os Vingadores: Guerra Infinita). Mas o destaque é todo da protagonista Amandla Stenberg (de Mentes Sombrias), uma atriz que tem feito bastante barulho recentemente e que está ótima no seu papel. Como não poderia deixar de ser, grande parte do elenco, é composta por atores negros.

Khalil e Estrella
Khalil e Estrella

O Ódio que Você Semeia é um filme real, emocionante e triste. Assim, é capaz de jogar um balde de água fria na cara de qualquer um. Mas também é um filme que precisava ser feito e que precisa ser assistido. O filme entra em cartaz no dia 6 de dezembro.

O Ódio Que Você Semeia

Nome Original: The Hate U Give
Elenco: Amandla Stenberg, Regina Hall, Russell Hornsby, Anthony Mackie,
Direção: George Tillman Jr.
Gênero: Crime, Drama
Produtora: Fox 2000 Pictures
Distribuidora: Fox Film do Brasil

Fernanda Cavalcanti

Formada em cinema, apaixonada por literatura, divide seu tempo livre entre ler, escrever e dançar. Gosta especialmente de terror, mas lê/assiste de tudo. Também escreve para o blog Além da Toca do Coelho.

Matérias Relacionadas

Close